Reembolsos e cancelamentos
Os reembolsos e cancelamentos sĂŁo açÔes disponĂveis apĂłs a realização de um pagamento. Embora ambas envolvam a devolução de dinheiro, Ă© crucial compreender suas diferenças para executar os processos corretamente.
-
Cancelamento: Realizado quando um pagamento nĂŁo foi finalizado ou estĂĄ em processo. Nesse caso, o valor Ă© devolvido ao cartĂŁo do comprador dentro do prazo estabelecido pelo banco emissor.
-
Reembolso: Ocorre após a captura do pagamento. O valor é devolvido diretamente na fatura (em pagamentos com cartão de crédito) ou na conta do pagador (para outros métodos).
Abaixo, detalhamos as informaçÔes essenciais sobre cada processo.
Reembolsos
Os reembolsos referem-se à reversão de uma cobrança, devolvendo os montantes ao comprador. Esse processo é gerenciado diretamente através da API Criar reembolso. Existem duas formas de realizar reembolsos:
- Total: O valor completo da venda Ă© devolvido ao comprador. Nesse caso, o
body
da solicitação deve ser enviado vazio. - Parcial: Apenas uma parte do valor pago é devolvida ao comprador. O valor a ser reembolsado deve ser especificado no
body
da solicitação, juntamente com o ID da transação.
Antes de realizar um reembolso, é importante levar em consideração os seguintes fatores:
- Prazo de reembolso: Reembolsos podem ser realizados dentro de 180 dias após a aprovação do pagamento.
- Meio de pagamento: Pagamentos com cartĂŁo de crĂ©dito sĂŁo devolvidos na fatura; outros mĂ©todos, como Pix, por exemplo, tĂȘm o valor devolvido na conta do pagador.
- Dinheiro na conta: à necessårio ter saldo suficiente na conta para efetuar o reembolso. Caso contrårio, a transação serå rejeitada.
- Processamento do pedido em modo manual: Apenas transaçÔes individuais podem ser reembolsadas manualmente. Para reembolsar uma compra completa, todas as transaçÔes associadas devem ser revertidas.
Para realizar reembolsos totais ou parciais de um pagamento e consultar os reembolsos realizados na sua loja, consulte as APIs Criar reembolso, Obter lista de reembolsos e Obter reembolso especĂfico.
Cancelamentos
Os cancelamentos sĂŁo operaçÔes realizadas quando uma compra Ă© efetuada, mas o pagamento nĂŁo Ă© aprovado por algum motivo. Nesse caso, como a transação nĂŁo foi concluĂda e nenhum valor foi processado, a compra Ă© anulada e a cobrança nĂŁo Ă© efetuada.
Antes de realizar o cancelamento de uma compra, é importante levar em consideração os seguintes fatores:
- Status do pagamento: Cancelamentos podem ser realizados apenas se o status do pagamento for
pending
ouin_process
. Essas informaçÔes são exibidas nos camposstatus
estatus_detail
da resposta da API Criar cancelamento, respectivamente. - Prazo de vencimento: Pagamentos expiram automaticamente após 30 dias sem confirmação. O status final serå
cancelled
ouexpired
, conforme indicado nos camposstatus
estatus_detail
da API Criar cancelamento, respectivamente.
Para mais informaçÔes, consulte a API Criar cancelamento.