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Gestão de contestaçÔes - Recursos - Mercado Pago Developers

Gestão de contestaçÔes

Uma contestação (ou chargeback) ocorre quando um cliente contesta uma cobrança feita em seu cartão de crédito ou débito, solicitando ao banco a devolução do valor pago. Se a solicitação de contestação for considerada vålida após a devida avaliação, a cobrança é anulada, os fundos são retirados do vendedor e devolvidos ao cliente.

No Mercado Pago, a gestão de contestaçÔes é feita em dois passos principais, que garantem tanto a anålise quanto a resolução das disputas entre a loja e o cliente. São eles:

  1. NotificaçÔes de contestaçÔes: Configure as notificaçÔes de contestaçÔes para receber alertas sempre que um cliente iniciar uma disputa. Para mais detalhes, consulte a documentação Configurar notificaçÔes de contestaçÔes.

  2. Processamento das contestaçÔes: Após a notificação, caso solicitado, serå necessårio reunir as informaçÔes e enviar a documentação através da API do Mercado Pago. Para mais informaçÔes, consulte a documentação Gerenciar contestaçÔes.

Importante
Durante o período de resolução da contestação, o valor em disputa permanece retido na conta do vendedor até que o processo seja concluído.

A seguir, apresentamos alguns dos motivos mais comuns de ocorrĂȘncias de contestaçÔes e como preveni-los:

MotivoDescriçãoComo prevenir
Fraude legĂ­timaAs fraudes legĂ­timas constituem grande parte das contestaçÔes. Nestes casos, o cliente pode abrir uma disputa junto ao provedor do cartĂŁo com o objetivo de anular transaçÔes em suas contas devido a atividades fraudulentas.Certifique-se de enviar as informaçÔes completas ao criar um pagamento para que o sistema de prevenção a fraudes possa bloquear transaçÔes de alto risco. Para mais informaçÔes, consulte a documentação sobre Dados de indĂșstria. TambĂ©m recomendamos que configure e ative as notificaçÔes Webhooks para o tĂłpico de alerta de fraude e receba avisos de comportamentos irregulares. Para mais informaçÔes, acesse a documentação de Webhooks. Caso receba um alerta de fraude, recomendamos que cancele a compra e devolva o dinheiro ao comprador para evitar a contestação.
Não reconhecimento da cobrança pelo clienteO cliente não reconhece a transação porque não se recorda de ter realizado determinada compra ou porque o nome da loja não estå claro no extrato.Envie e-mails detalhados de confirmação de compra que incluam o comprovante de pagamento e utilize um nome claro e reconhecível a ser exibido no extrato do cliente. Para saber como configurar o nome do estabelecimento que serå exibido na fatura do comprador, consulte a documentação Configurar descrição de fatura.
Problemas de entregaO cliente pode optar por solicitar contestaçÔes em caso de artigos não entregues ou entregues com atraso, antes de buscar mais informaçÔes com a loja.Oferecer informaçÔes de rastreamento e comunicação proativa sobre o status do pedido.
Erros de cobrançaErros como cobranças duplicadas ou assinaturas não canceladas corretamente.Manter um sistema de cobrança preciso e oferecer um suporte ao cliente acessível e eficiente.