Gerenciar contestaçÔes
Ao receber uma notificação de inĂcio de contestação, utilize os dados fornecidos para auxiliar no gerenciamento do processo. Esses dados serĂŁo fundamentais para preparar e enviar a documentação necessĂĄria Ă disputa.
Nesta etapa, analise as informaçÔes detalhadas incluĂdas na notificação para compreender os aspectos especĂficos da contestação. Abaixo, apresentamos um diagrama que ilustra como funciona o fluxo de envio e recebimento da documentação:
Consultar contestação
Inicie o processo consultando as informaçÔes da contestação utilizando o id
ou o payment_id
fornecidos no corpo da notificação. A partir dos detalhes obtidos, serĂĄ possĂvel avaliar se hĂĄ necessidade de envio da documentação para dar continuidade ao processo de contestação.
Para consultar mais informaçÔes sobre a contestação, envie um GET ao endpoint /v1/chargebacks/{id}, substituindo o campo id
pelo id
da contestação trazido no body
da notificação:
plain
curl --location --globoff 'https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/{id}' \ --header 'Content-Type: application/json' \ --header 'Authorization: Bearer {{access_token}}'
Confira abaixo um exemplo de resposta à requisição:
plain
{ "id": "234000062890459000", "payments": [ 86439942806 ], "currency": "ARS", "amount": 1000.50, "reason": "general", "coverage_applied": null, "coverage_elegible": true, "documentation_required": false, "documentation_status": "not_supplied", "documentation": [], "date_documentation_deadline": null, "date_created": null, "date_last_updated": "2024-10-17T12:48:24.000-04:00", "live_mode": true }
Enviar documentação
Na resposta Ă consulta realizada para obter mais informaçÔes sobre a contestação, serĂĄ indicado se vocĂȘ deve enviar a documentação necessĂĄria para contestĂĄ-lo. VocĂȘ sĂł precisarĂĄ fazĂȘ-lo se o campo documentation_required
for true e o campo date_documentation_deadline
indicar uma data futura.
Nesta etapa, vocĂȘ poderĂĄ enviar a documentação que comprove que a venda Ă© vĂĄlida atravĂ©s do seguinte POST:
plain
curl -X POST \ -F 'files[]=@/path/to/file/file1.png' \ -F 'files[]=@/path/to/file/file2.pdf' \ -H 'Authorization: Bearer {{access_token}}' https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/{id}/documentation
Se os arquivos forem enviados com sucesso, a API retornarĂĄ um cĂłdigo HTTP 200
e o documentation_status
da contestação serå alterado para review_pending
.
ApĂłs receber a documentação, o Mercado Pago atua como mediador no processo de resolução da contestação. A anĂĄlise Ă© iniciada junto Ă bandeira do cartĂŁo, que entĂŁo envia a documentação recebida ao banco emissor do cartĂŁo. Uma vez que a anĂĄlise do banco Ă© concluĂda, a resolução da contestação Ă© determinada e as partes envolvidas sĂŁo notificadas.
Aguarde a notificação Webhook referente à resolução e cheque novamente a contestação usando o endpoint Obter estorno. Após a resolução, o campo coverage_applied
indicarĂĄ o resultado e assumirĂĄ um dos possĂveis valores:
Valor | Descrição |
true | Indica que a decisĂŁo foi a favor do vendedor e o dinheiro serĂĄ devolvido. |
false | Indica que a decisĂŁo foi contra o vendedor e o dinheiro serĂĄ descontado. |
Status de pagamento
Quando uma contestação é iniciada, o status do pagamento associado é diretamente impactado. Inicialmente, o status
Ă© alterado para charged_back
e o status_detail
para in_process
. ApĂłs a conclusĂŁo da anĂĄlise da contestação, seja pela decisĂŁo do banco emissor, pela determinação da elegibilidade para cobertura pelo Mercado Pago ou pela ausĂȘncia de documentação fornecida, o status_detail
do pagamento serĂĄ atualizado para settled
ou reimbursed
.
Status | Status detail | Descrição |
charged_back | in_process | Contestação recebida. A disputa do pagamento estå em andamento, aguardando uma decisão final. |
charged_back | settled | DecisĂŁo contra o vendedor. Dinheiro retirado da conta do vendedor. |
charged_back | reimbursed | DecisĂŁo favorĂĄvel ao vendedor. Dinheiro reembolsado para a conta do vendedor. |