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Gerenciar contestaçÔes - Gestão de contestaçÔes - Mercado Pago Developers

Gerenciar contestaçÔes

Ao receber uma notificação de início de contestação, utilize os dados fornecidos para auxiliar no gerenciamento do processo. Esses dados serão fundamentais para preparar e enviar a documentação necessåria à disputa.

Nesta etapa, analise as informaçÔes detalhadas incluídas na notificação para compreender os aspectos específicos da contestação. Abaixo, apresentamos um diagrama que ilustra como funciona o fluxo de envio e recebimento da documentação:

Chargebacks

Consultar contestação

Inicie o processo consultando as informaçÔes da contestação utilizando o id ou o payment_id fornecidos no corpo da notificação. A partir dos detalhes obtidos, serå possível avaliar se hå necessidade de envio da documentação para dar continuidade ao processo de contestação.

Para consultar mais informaçÔes sobre a contestação, envie um GET ao endpoint /v1/chargebacks/{id}, substituindo o campo id pelo id da contestação trazido no body da notificação:

plain

curl --location --globoff 'https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/{id}' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer {{access_token}}'

Confira abaixo um exemplo de resposta à requisição:

plain

{
    "id": "234000062890459000",
    "payments": [
        86439942806
    ],
    "currency": "ARS",
    "amount": 1000.50,
    "reason": "general",
    "coverage_applied": null,
    "coverage_elegible": true,
    "documentation_required": false,
    "documentation_status": "not_supplied",
    "documentation": [],
    "date_documentation_deadline": null,
    "date_created": null,
    "date_last_updated": "2024-10-17T12:48:24.000-04:00",
    "live_mode": true
}

Enviar documentação

Na resposta Ă  consulta realizada para obter mais informaçÔes sobre a contestação, serĂĄ indicado se vocĂȘ deve enviar a documentação necessĂĄria para contestĂĄ-lo. VocĂȘ sĂł precisarĂĄ fazĂȘ-lo se o campo documentation_required for true e o campo date_documentation_deadline indicar uma data futura.

Nesta etapa, vocĂȘ poderĂĄ enviar a documentação que comprove que a venda Ă© vĂĄlida atravĂ©s do seguinte POST:

Importante
Os arquivos devem ser enviados em formato .jpg, .png ou .pdf e ter um tamanho måximo de até 10MB.

plain

curl -X POST  \
-F 'files[]=@/path/to/file/file1.png' \
-F 'files[]=@/path/to/file/file2.pdf' \
-H 'Authorization: Bearer {{access_token}}'
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/{id}/documentation

Se os arquivos forem enviados com sucesso, a API retornarå um código HTTP 200 e o documentation_status da contestação serå alterado para review_pending.

Após receber a documentação, o Mercado Pago atua como mediador no processo de resolução da contestação. A anålise é iniciada junto à bandeira do cartão, que então envia a documentação recebida ao banco emissor do cartão. Uma vez que a anålise do banco é concluída, a resolução da contestação é determinada e as partes envolvidas são notificadas.

Aguarde a notificação Webhook referente à resolução e cheque novamente a contestação usando o endpoint Obter estorno. Após a resolução, o campo coverage_applied indicarå o resultado e assumirå um dos possíveis valores:

ValorDescrição
trueIndica que a decisĂŁo foi a favor do vendedor e o dinheiro serĂĄ devolvido.
falseIndica que a decisĂŁo foi contra o vendedor e o dinheiro serĂĄ descontado.
Importante
A resolução da contestação pode levar até 6 meses, dependendo da bandeira do cartão.

Status de pagamento

Quando uma contestação Ă© iniciada, o status do pagamento associado Ă© diretamente impactado. Inicialmente, o status Ă© alterado para charged_back e o status_detail para in_process. ApĂłs a conclusĂŁo da anĂĄlise da contestação, seja pela decisĂŁo do banco emissor, pela determinação da elegibilidade para cobertura pelo Mercado Pago ou pela ausĂȘncia de documentação fornecida, o status_detail do pagamento serĂĄ atualizado para settled ou reimbursed.

StatusStatus detailDescrição
charged_backin_processContestação recebida. A disputa do pagamento estå em andamento, aguardando uma decisão final.
charged_backsettledDecisĂŁo contra o vendedor. Dinheiro retirado da conta do vendedor.
charged_backreimbursedDecisĂŁo favorĂĄvel ao vendedor. Dinheiro reembolsado para a conta do vendedor.