Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Recursos

Confira as atualizaçÔes das nossas soluçÔes e do funcionamento do sistema ou peça suporte técnico.

Parcerias

Conheça nosso programa para agĂȘncias ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratĂĄ-los.

Comunidade

Fique por dentro das Ășltimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

Configurar notificaçÔes de contestaçÔes - Gestão de contestaçÔes - Mercado Pago Developers

Configurar notificaçÔes de contestaçÔes

As notificaçÔes Webhooks (tambĂ©m conhecido como retorno de chamada web) sĂŁo um mĂ©todo simples que permite a uma aplicação ou sistema fornecer informaçÔes em tempo real sempre que um evento ocorre. É uma forma passiva de receber dados entre dois sistemas por meio de uma solicitação HTTP POST.

Uma vez configuradas, essas notificaçÔes serão enviadas sempre que uma contestação for criada ou seu status for modificado. A partir das informaçÔes recebidas, serå possível gerenciar a contestação. A seguir, apresentamos um passo a passo para realizar a configuração.

  1. Acesse Suas integraçÔes e selecione a aplicação para a qual deseja ativar as notificaçÔes de contestaçÔes.

Application

  1. No menu à esquerda, selecione Webhooks > Configurar notificaçÔes.

Webhooks

  1. Configure a URL HTTPS produtiva que serå utilizada para receber as notificaçÔes.

URL

  1. Em eventos recomendados, selecione o evento ContestaçÔes para receber notificaçÔes, que serão enviadas no formato JSON por meio de um HTTPS POST para a URL especificada anteriormente.

Chargebacks

  1. Por Ășltimo, clique em Salvar configuraçÔes. Isso gerarĂĄ uma chave secreta exclusiva para a aplicação, que permitirĂĄ validar a autenticidade das notificaçÔes recebidas, garantindo que elas tenham sido enviadas pelo Mercado Pago. Para mais detalhes, consulte a documentação de notificaçÔes de Webhooks.

Exemplo de notificação:

As notificaçÔes enviadas pelo Mercado Pago para o tópico de chargebacks serão semelhantes ao exemplo a seguir:

plain

{
   "actions":[
      "changed_case_status",
   ],
   "api_version":"v1",
   "application_id":9007201037432480,
   "data":{
      "checkout":"PRO",
      "date_updated":"0001-01-01T00:00:00Z",
      "id":233000061680860000,
      "payment_id":81968653106,
      "product_id":"C00A2J8RF4DI8BCIMFU0",
      "site_id":"MLA",
      "transaction_intent_id":""
   },
   "date_created":"2024-07-03T19:34:28-04:00",
   "id":114411153595,
   "live_mode":true,
   "type":"topic_chargebacks_wh",
   "user_id":634060442,
   "version":1720035618
}

Essas notificaçÔes fornecem informaçÔes completas sobre o processo iniciado pelo cliente, sendo fundamentais para gerenciar a contestação.