Tom e voz
Tudo que vocĂȘ escrever precisa soar como se uma pessoa estivesse falando. Por isso, todos nossos textos devem ter as seguintes caracterĂsticas:
- Simplicidade: transformamos a burocracia em algo fĂĄcil, direto e compreensĂvel.
- Inspiradora: motivamos as pessoas a deixarem sua zona de conforto e a crescer.
- Transparente: sinceridade e clareza. Fornecemos todas as informaçÔes necessårias no momento certo para as pessoas alcançarem seus objetivos.
Diferentemente da voz do Mercado Livre, a voz do Mercado Pago se destaca por fortalecer a ideia de guiar e acompanhar nossos usuårios, destacando que cada pessoa que usa nossos produtos e serviços é dona das decisÔes, do seu negócio e do uso do seu dinheiro.
Por isso, usamos a segunda pessoa do discurso, "vocĂȘ", com o pronome possessivo correspondente Ă terceira pessoa gramatical - "seu/ sua - seus/suas": "seu perfil", "seus dados", "seu negĂłcio".
Estilo de escrita para redação técnica
Para documentar guias, usamos um tom informal, mas cortĂȘs. A documentação que escrevemos Ă© muito especĂfica: ajuda desenvolvedores e integradores com diferentes nĂveis de experiĂȘncia a fazer integraçÔes. Pensando nisso, nossa documentação deve contar uma histĂłria: ela deve fluir, descrevendo o que eles vĂŁo precisar para começar a trabalhar na integração, como fazer e como finalizar o processo com sucesso.
Pensar na melhor maneira de apresentar as informaçÔes Ă© uma grande parte do nosso trabalho. Ela determina nosso tom e nĂvel de formalidade, assim como o vocabulĂĄrio utilizado e o nĂvel de detalhamento nas descriçÔes tĂ©cnicas.