ConteĂșdo
De modo geral, todo texto para interfaces digitais deve ser fundamentado em quatro pilares, a fim de guiar, informar e alertar seu usuĂĄrio durante toda a experiĂȘncia.
1Âș Pilar - Clareza
Em primeiro lugar, o texto deve ser claro, direcionado Ă ação que a pessoa usuĂĄria deve tomar, livre de termos tĂ©cnicos, genĂ©ricos ou fora do vocabulĂĄrio do pĂșblico.
2Âș Pilar - ConcisĂŁo
O conteĂșdo deve ser direto, sem partes que âsobramâ. Construa perĂodos curtos, que contenham apenas o essencial para que a mensagem seja passada e entendida.
3Âș Pilar - Utilidade
Pergunte-se: esse texto Ă© Ăștil para a pessoa usuĂĄria? ServirĂĄ para guiĂĄ-la ou ajudĂĄ-la neste momento? Qualquer conteĂșdo que nĂŁo siga essa premissa, servirĂĄ como obstĂĄculo para o sucesso da experiĂȘncia.
4Âș Pilar - DiĂĄlogo
Depois de validar os trĂȘs pilares anteriores, Ă© sempre importante certificar de que o texto tem um tom de conversa, amigĂĄvel, que nĂŁo soe ârobĂłticoâ ou pouco natural.