Reembolsos e cancelamentos
Reembolsos são transaçÔes realizadas quando determinada cobrança é revertida e os valores pagos retornam para o comprador. Isso significa que o cliente receberå de volta em sua conta ou na fatura do cartão de crédito, o valor pago na aquisição de determinado produto ou serviço.
Cancelamentos acontecem quando uma compra é realizada mas o pagamento ainda não foi aprovado por algum motivo. Neste caso, considerando que a transação não foi processada e o estabelecimento não recebeu qualquer valor, a compra é cancelada e não ocorre cobrança.
Apesar de serem transaçÔes similares, Ă© importante ter em mente que o cancelamento Ă© feito no mesmo dia da captura do pagamento, devolvendo o limite ao cartĂŁo do comprador dentro do perĂodo definido pelo banco emissor. JĂĄ o reembolso Ă© feito diretamente na fatura do cartĂŁo de crĂ©dito ou na conta corrente em casos de pagamento via Pix, boleto ou dĂ©bito.
Nesta documentação, vocĂȘ encontra as instruçÔes e os links das APIs necessĂĄrias para realizar uma reembolso integral, parcial, e cancelar uma compra em sua loja.
Cancelamentos
Antes de realizar o cancelamento de uma compra, Ă© preciso atentar-se os seguintes fatores:
Status de pagamento: Os cancelamentos somente poderĂŁo ser realizados caso o status de pagamento esteja como Pending ou In process. Esses status sĂŁo exibidos na resposta da chamada Ă API de cancelamento nos campos Status e Status detail, respectivamente.
Prazo de vencimento: Um pagamento expira após 30 dias sem confirmação e o cancelamento é automåtico. O status final dessa transação aparecerå como cancelled ou expired. Essas informaçÔes serão exibidas na resposta da chamada à API de cancelamento, nos campos Status e Status detail, respectivamente.
Boleto bancĂĄrio: Se o prazo de validade de um boleto expirar, o usuĂĄrio poderĂĄ gerĂĄ-lo novamente inserindo o ID da transação da sua conta no Mercado Pago. Contudo, caso queira evitar problemas de retenção de estoque, por exemplo, Ă© possĂvel optar por nĂŁo disponibilizar uma nova emissĂŁo deste boleto. Para isso, basta realizar seu cancelamento.
Reembolsos
Reembolsos podem ser feitos de duas maneiras: integral, quando o valor total da venda Ă© devolvido ao comprador ou parcial, quando apenas parte do valor pago Ă© retornado ao comprador.
Antes de realizar um reembolso, Ă© importante considerar os fatores abaixo.
Prazo de reembolso: Ă© possĂvel reembolsar um pagamento dentro de 180 dias a partir da sua data de aprovação.
Saldo em conta: Ă© preciso ter saldo suficiente disponĂvel em sua conta para efetuar a devolução do valor, caso contrĂĄrio, a transação nĂŁo serĂĄ realizada.
Meio de pagamento: para pagamentos com cartão de crédito, o valor serå devolvido diretamente na fatura. Para outros meios de pagamento como Pix, por exemplo, o valor serå devolvido na conta do pagador.
Para realizar reembolsos integrais ou parciais de um pagamento e consultar os reembolsos feitos em sua loja, visite nossa ReferĂȘncia API e acesse as APIs de Criar reembolso e Obter lista de reembolsos.