Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Parcerias

Conheça nosso programa para agĂȘncias ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratĂĄ-los.

Comunidade

Fique por dentro das Ășltimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

Reembolsos e cancelamentos - Prestashop - Mercado Pago Developers

Busca inteligente powered by OpenAI 

Reembolsos e cancelamentos

Reembolsos são transaçÔes realizadas quando determinada cobrança é revertida e os valores pagos retornam para o comprador. Isso significa que o cliente receberå de volta em sua conta ou na fatura do cartão de crédito, o valor pago na aquisição de determinado produto ou serviço.

Cancelamentos acontecem quando uma compra é realizada mas o pagamento ainda não foi aprovado por algum motivo. Neste caso, considerando que a transação não foi processada e o estabelecimento não recebeu qualquer valor, a compra é cancelada e não ocorre cobrança.

Apesar de serem transaçÔes similares, é importante ter em mente que o cancelamento é feito no mesmo dia da captura do pagamento, devolvendo o limite ao cartão do comprador dentro do período definido pelo banco emissor. Jå o reembolso é feito diretamente na fatura do cartão de crédito ou na conta corrente em casos de pagamento via Pix, boleto ou débito.

Nesta documentação, vocĂȘ encontra as instruçÔes e os links das APIs necessĂĄrias para realizar uma reembolso integral, parcial, e cancelar uma compra em sua loja.

Importante
Ao executar as APIs citadas nesta documentação, vocĂȘ deverĂĄ enviar o atributo X-Idempotency-Key. Seu preenchimento Ă© obrigatĂłrio para garantir a execução e re-execução de requisiçÔes sem que haja efeitos colaterais como por exemplo, pagamentos em duplicidade em casos de reembolso. Atualize nossa biblioteca de SDK ou gere um UUID V4 e envie-o no header de suas chamadas para evitar erros.

Cancelamentos

Antes de realizar o cancelamento de uma compra, Ă© preciso atentar-se os seguintes fatores:

  • Status de pagamento: Os cancelamentos somente poderĂŁo ser realizados caso o status de pagamento esteja como Pending ou In process. Esses status sĂŁo exibidos na resposta da chamada Ă  API de cancelamento nos campos Status e Status detail, respectivamente.

  • Prazo de vencimento: Um pagamento expira apĂłs 30 dias sem confirmação e o cancelamento Ă© automĂĄtico. O status final dessa transação aparecerĂĄ como cancelled ou expired. Essas informaçÔes serĂŁo exibidas na resposta da chamada Ă  API de cancelamento, nos campos Status e Status detail, respectivamente.

  • Boleto bancĂĄrio: Se o prazo de validade de um boleto expirar, o usuĂĄrio poderĂĄ gerĂĄ-lo novamente inserindo o ID da transação da sua conta no Mercado Pago. Contudo, caso queira evitar problemas de retenção de estoque, por exemplo, Ă© possĂ­vel optar por nĂŁo disponibilizar uma nova emissĂŁo deste boleto. Para isso, basta realizar seu cancelamento.

Visite nossa ReferĂȘncia API para ter acesso Ă  API de Criar cancelamento.

Reembolsos

Reembolsos podem ser feitos de duas maneiras: integral, quando o valor total da venda Ă© devolvido ao comprador ou parcial, quando apenas parte do valor pago Ă© retornado ao comprador.

Antes de realizar um reembolso, Ă© importante considerar os fatores abaixo.

  • Prazo de reembolso: Ă© possĂ­vel reembolsar um pagamento dentro de 180 dias a partir da sua data de aprovação.

  • Saldo em conta: Ă© preciso ter saldo suficiente disponĂ­vel em sua conta para efetuar a devolução do valor, caso contrĂĄrio, a transação nĂŁo serĂĄ realizada.

  • Meio de pagamento: para pagamentos com cartĂŁo de crĂ©dito, o valor serĂĄ devolvido diretamente na fatura. Para outros meios de pagamento como Pix, por exemplo, o valor serĂĄ devolvido na conta do pagador.

Para realizar reembolsos integrais ou parciais de um pagamento e consultar os reembolsos feitos em sua loja, visite nossa ReferĂȘncia API e acesse as APIs de Criar reembolso e Obter lista de reembolsos.