Gerenciamento de operaçÔes contestadas
Encontre toda a informação sobre contestação de pagamentos, como preveni-las e gerenciå-las pela API.
O que é uma contestação de pagamento?
Uma contestação é criada quando o cliente reclama de uma cobrança no seu cartão de crédito ou débito perante o banco emissor do seu cartão e solicita a devolução do dinheiro.
Quando isso acontece, podemos reter o dinheiro da cobrança até o problema ser solucionado e gerenciamos o caso com a entidade emissora do cartão. Temos 10 dias para apresentação dos comprovantes da operação e o processo de validação pode demorar até 140 dias.
Caso a reclamação seja aceita pela entidade emissora, o dinheiro serĂĄ devolvido ao comprador. Mas nĂŁo se preocupe, se vocĂȘ atender aos requisitos do Programa de Proteção ao Vendedor, nĂłs vamos realizar o estorno sem descontar o dinheiro da sua venda.
RecomendaçÔes para prevenir contestaçÔes de pagamento
NĂŁo Ă© possĂvel evitar todas as contestaçÔes, porĂ©m, vocĂȘ pode diminuir a probabilidade de que um pagamento vire uma contestação.
Preencha os dados do seu negĂłcio
Caso o comprador nĂŁo reconheça a cobrança na fatura do seu cartĂŁo, ele poderĂĄ contestĂĄ-la. Para evitĂĄ-las, preencha a informação do seu negĂłcio para definir como vocĂȘ quer aparecer nas faturas de cartĂ”es e nos SMS de confirmação de pagamento.
Adicione o código de segurança no seu site
Vamos te ajudar a detectar comportamentos incomuns dos clientes com o nosso código de segurança para prevenir a fraude.
Ă muito simples. Adicione o script, configure a seção do seu site na qual estĂĄ e, pronto! VocĂȘ sĂł deve substituir o valor de view
pelo nome da pĂĄgina na qual quiser adicionĂĄ-lo.
html
<script src="https://www.mercadopago.com/v2/security.js" view="home"></script>
PossĂveis valores para
Valor | Seção |
home | PĂĄgina inicial do seu site. |
search | PĂĄgina de pesquisa ou lista de produtos. |
item | PĂĄgina de um produto especĂfico. |
Envie o comprovante de compra
Ă importante que vocĂȘ envie o comprovante de pagamento via email ou por mensagem de texto para ajudar seu cliente a lembrar o motivo do pagamento que ele fez.
Detalhe toda a informação sobre o pagamento
Para otimizar a validação de segurança dos pagamentos, encaminhe para nĂłs a maior quantidade de dados possĂveis no momento de criar o pagamento. Por exemplo, se vocĂȘ encaminhar para nĂłs os dados do comprador, podemos detectar se realizou pagamentos suspeitos em outro momento e alertĂĄ-lo sobre isso. VocĂȘ pode obter mais informaçÔes sobre cada atributo nas ReferĂȘncias de API.
Alertas de fraude
Notificaremos vocĂȘ por meio de notificaçÔes IPN quando detectarmos algum comportamento irregular ou recebermos uma notificação de que o cartĂŁo usado foi roubado. AlĂ©m disso, entraremos em contato por e-mail para notificĂĄ-lo. Nessa situação, vocĂȘ deve cancelar a compra e devolver o dinheiro ao comprador para evitar o estorno. Para começar a receber notificaçÔes, preencha suas informaçÔes e escolha a opção "Alertas de fraude".
Revise os dados ao cobrar com Point
Solicite a seus compradores a carteira de identidade no momento de fazer o pagamento e confira que os dados e a assinatura coincidam com os do cartĂŁo.
Gerencie suas operaçÔes contestadas pela API
Apresentação da contestação
Vamos avisar via notificaçÔes IPN toda vez que vocĂȘ receber uma contestação. Para começar a receber notificaçÔes, vocĂȘ deve preencher seus dados e escolher a opção Chargebacks.
Consulte sobre a contestação
A notificação IPN vai conter a ID da contestação. Utilize a ID para obter informação sobre esse pagamento.
plain
curl -X GET \
-H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID
VocĂȘ vai obter as seguintes informaçÔes:
json
{
"id": "43589345903450",
"payments": [
345345345
],
"currency": "BRL",
"amount": 100.20,
"reason": "fraud",
"coverage_applied": false,
"coverage_elegible": true,
"documentation_required": true,
"documentation_status": "valid",
"documentation": [
{
"type": "image/png",
"url": "https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/documentation/op/op-4ccf4f39-b6f7-4c7b-a5ce-e8941a2a2b5f",
"description": "File: img.png, Size: 3324"
}
],
"date_documentation_deadline": "2018-12-08T09:50:37.000-04:00",
"date_created": "2018-09-14T16:20:54.000-04:00",
"date_last_updated": "2018-11-28T10:48:48.000-04:00",
"live_mode": true
}
CompreensĂŁo de cobertura
Dependendo do caso, a polĂtica de cobertura pelo Mercado Pago pode variar.
O campo coverage_elegible
define se a contestação pode ser coberta e documentation_required
indica se é necessårio apresentar documentação.
Para mais detalhes, vocĂȘ pode ver o Programa de Proteção ao Vendedor.
Disputa da contestação
VocĂȘ pode encaminhar informação que valide que a venda foi feita pela API.
plain
curl -X POST \
-F 'files[]=@/path/to/file/file1.png' \
-F 'files[]=@/path/to/file/file2.pdf' \
-H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID/documentation
Se a documentação for carregada no site com sucesso, a API responderå com status '200 OK' e modificarå o valor de documentation_status
para review_pending
.
Resolução
Enviada a documentação, um representante do Mercado Pago farå a revisão.
Eventualmente, a contestação poderĂĄ ter dois tipos de resoluçÔes possĂveis no campo coverage_applied
:
Valor | Descrição |
true | Indica que a decisĂŁo foi a favor do vendedor e o dinheiro serĂĄ devolvido. |
false | Indica que a decisĂŁo foi contra o vendedor e o dinheiro serĂĄ descontado. |
ApĂłs a resolução, serĂĄ enviada uma nova notificação IPN para vocĂȘ conferir o caso.