Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Parcerias

Conheça nosso programa para agĂȘncias ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratĂĄ-los.

Comunidade

Fique por dentro das Ășltimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

GestĂŁo de estornos - Yampi - Mercado Pago Developers

Busca inteligente powered by OpenAI 

Gerenciamento de operaçÔes contestadas

Encontre toda a informação sobre contestação de pagamentos, como preveni-las e gerenciå-las pela API.

O que é uma contestação de pagamento?

Uma contestação é criada quando o cliente reclama de uma cobrança no seu cartão de crédito ou débito perante o banco emissor do seu cartão e solicita a devolução do dinheiro.

Quando isso acontece, podemos reter o dinheiro da cobrança até o problema ser solucionado e gerenciamos o caso com a entidade emissora do cartão. Temos 10 dias para apresentação dos comprovantes da operação e o processo de validação pode demorar até 140 dias.

Caso a reclamação seja aceita pela entidade emissora, o dinheiro serĂĄ devolvido ao comprador. Mas nĂŁo se preocupe, se vocĂȘ atender aos requisitos do Programa de Proteção ao Vendedor, nĂłs vamos realizar o estorno sem descontar o dinheiro da sua venda.

Nota
Se vocĂȘ recebeu uma reclamação e nĂŁo sabe o que fazer, consulte as nossas perguntas frequentes .

RecomendaçÔes para prevenir contestaçÔes de pagamento

NĂŁo Ă© possĂ­vel evitar todas as contestaçÔes, porĂ©m, vocĂȘ pode diminuir a probabilidade de que um pagamento vire uma contestação.

Preencha os dados do seu negĂłcio

Caso o comprador nĂŁo reconheça a cobrança na fatura do seu cartĂŁo, ele poderĂĄ contestĂĄ-la. Para evitĂĄ-las, preencha a informação do seu negĂłcio para definir como vocĂȘ quer aparecer nas faturas de cartĂ”es e nos SMS de confirmação de pagamento.

Adicione o código de segurança no seu site

Vamos te ajudar a detectar comportamentos incomuns dos clientes com o nosso código de segurança para prevenir a fraude.

É muito simples. Adicione o script, configure a seção do seu site na qual estĂĄ e, pronto! VocĂȘ sĂł deve substituir o valor de viewpelo nome da pĂĄgina na qual quiser adicionĂĄ-lo.

html

<script src="https://www.mercadopago.com/v2/security.js" view="home"></script>

PossĂ­veis valores para

ValorSeção
homePĂĄgina inicial do seu site.
searchPĂĄgina de pesquisa ou lista de produtos.
itemPĂĄgina de um produto especĂ­fico.
Nota
Caso nĂŁo tenha um valor disponĂ­vel para a seção, vocĂȘ pode deixar vazio.

Envie o comprovante de compra

É importante que vocĂȘ envie o comprovante de pagamento via email ou por mensagem de texto para ajudar seu cliente a lembrar o motivo do pagamento que ele fez.

Detalhe toda a informação sobre o pagamento

Para otimizar a validação de segurança dos pagamentos, encaminhe para nĂłs a maior quantidade de dados possĂ­veis no momento de criar o pagamento. Por exemplo, se vocĂȘ encaminhar para nĂłs os dados do comprador, podemos detectar se realizou pagamentos suspeitos em outro momento e alertĂĄ-lo sobre isso. VocĂȘ pode obter mais informaçÔes sobre cada atributo nas ReferĂȘncias de API.

Alertas de fraude

Notificaremos vocĂȘ por meio de notificaçÔes IPN quando detectarmos algum comportamento irregular ou recebermos uma notificação de que o cartĂŁo usado foi roubado. AlĂ©m disso, entraremos em contato por e-mail para notificĂĄ-lo. Nessa situação, vocĂȘ deve cancelar a compra e devolver o dinheiro ao comprador para evitar o estorno. Para começar a receber notificaçÔes, preencha suas informaçÔes e escolha a opção "Alertas de fraude".

Revise os dados ao cobrar com Point

Solicite a seus compradores a carteira de identidade no momento de fazer o pagamento e confira que os dados e a assinatura coincidam com os do cartĂŁo.

Gerencie suas operaçÔes contestadas pela API

Apresentação da contestação

Vamos avisar via notificaçÔes IPN toda vez que vocĂȘ receber uma contestação. Para começar a receber notificaçÔes, vocĂȘ deve preencher seus dados e escolher a opção Chargebacks.

Consulte sobre a contestação

A notificação IPN vai conter a ID da contestação. Utilize a ID para obter informação sobre esse pagamento.

plain

curl -X GET \
-H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID

VocĂȘ vai obter as seguintes informaçÔes:

json

{
  "id": "43589345903450",
  "payments": [
    345345345
  ],
  "currency": "BRL",
  "amount": 100.20,
  "reason": "fraud",
  "coverage_applied": false,
  "coverage_elegible": true,
  "documentation_required": true,
  "documentation_status": "valid",
  "documentation": [
    {
      "type": "image/png",
      "url": "https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/documentation/op/op-4ccf4f39-b6f7-4c7b-a5ce-e8941a2a2b5f",
      "description": "File: img.png, Size: 3324"
    }
  ],
  "date_documentation_deadline": "2018-12-08T09:50:37.000-04:00",
  "date_created": "2018-09-14T16:20:54.000-04:00",
  "date_last_updated": "2018-11-28T10:48:48.000-04:00",
  "live_mode": true
}
Nota
VocĂȘ pode obter mais informaçÔes nas ReferĂȘncias de API .

CompreensĂŁo de cobertura

Dependendo do caso, a polĂ­tica de cobertura pelo Mercado Pago pode variar. O campo coverage_elegible define se a contestação pode ser coberta e documentation_required indica se Ă© necessĂĄrio apresentar documentação. Para mais detalhes, vocĂȘ pode ver o Programa de Proteção ao Vendedor.

Importante
Só é possível continuar com os outros passos caso a contestação possa ser coberta, é requerida a apresentação de documentação e o prazo não expirou.

Disputa da contestação

VocĂȘ pode encaminhar informação que valide que a venda foi feita pela API.

plain

curl -X POST  \
-F 'files[]=@/path/to/file/file1.png' \
-F 'files[]=@/path/to/file/file2.pdf' \
-H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID/documentation

Se a documentação for carregada no site com sucesso, a API responderå com status '200 OK' e modificarå o valor de documentation_status para review_pending.

Nota
Os arquivos poderĂŁo ser .jpg, .png, .pdf e, no total, nĂŁo poderĂŁo superar os 10mb.

Resolução

Enviada a documentação, um representante do Mercado Pago farå a revisão. Eventualmente, a contestação poderå ter dois tipos de resoluçÔes possíveis no campo coverage_applied:

ValorDescrição
trueIndica que a decisĂŁo foi a favor do vendedor e o dinheiro serĂĄ devolvido.
falseIndica que a decisĂŁo foi contra o vendedor e o dinheiro serĂĄ descontado.

ApĂłs a resolução, serĂĄ enviada uma nova notificação IPN para vocĂȘ conferir o caso.