Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Recursos

Confira as atualizaçÔes das nossas soluçÔes e do funcionamento do sistema ou peça suporte técnico.

Parcerias

Conheça nosso programa para agĂȘncias ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratĂĄ-los.

Comunidade

Fique por dentro das Ășltimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

Integrar o checkout em Split de Pagamentos - Configuração da integração - Mercado Pago Developers

Busca inteligente powered by OpenAI 

Integrar o checkout em Split de pagamentos (marketplace)

Caso escolha vender através de um marketplace, é possível integrar dois tipos de checkout do Mercado Pago para processar os pagamentos realizados.

  • Checkout Pro: Neste modelo de checkout, o comprador Ă© direcionado para uma pĂĄgina do Mercado Pago para concluir o pagamento.
  • Checkout Transparente: Este modelo de checkout permite ao comprador realizar o pagamento dentro do ambiente do marketplace.

Ambos os checkouts realizam automaticamente a divisão dos valores entre o vendedor e o marketplace por meio do split de pagamentos, sem a necessidade de qualquer ação por parte do vendedor.

Importante
A comissĂŁo do Mercado Pago Ă© descontada do valor recebido pelo vendedor. Ou seja, primeiro, a comissĂŁo do Mercado Pago Ă© descontada e, em seguida, a comissĂŁo do Marketplace Ă© descontada sobre o valor restante.

Para realizar a integração vocĂȘ precisarĂĄ seguir o fluxo de integração usual do checkout escolhido utilizando um access token para cada vendedor, obtido atravĂ©s de OAuth. Abaixo, listamos as etapas necessĂĄrias para integrar um checkout ao marketplace.

  1. Siga as etapas descritas na documentação OAuth para obter cada access_token. Esta informação serå necessåria durante o processo de integração do checkout ao marketplace.
  2. Escolha o tipo de checkout (Checkout Pro ou Checkout Transparente) e siga o fluxo de integração.
  3. Na integração do checkout, utilize a public_key da sua conta de integrador no frontend e insira o access_token do vendedor (obtido na etapa 1) no backend ou no header da requisição.
  4. Para determinar a porcentagem de comissĂŁo do marketplace:
  • Se o checkout for Pro, preencha o parĂąmetro marketplace_fee com o valor a ser cobrado para cada preferĂȘncia de pagamento criada na API /checkout/preferences.

Exemplo

json

    {
    "items": [
        {
            "id": "item-ID-1234",
            "title": "Meu produto",
            "currency_id": "BRL",
            "quantity": 1,
            "unit_price": 75.76
        }
    ],
    "marketplace_fee": 10
    }
  • Se o checkout for Transparente, preencha o parĂąmetro application_fee com o valor a ser cobrado para cada pagamento criado na API /payments.

Exemplo

curl

curl --location 'https://api.mercadopago.com/v1/payments' \
--header 'accept: application/json' \
--header 'content-type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer {{oauth_access_token}}' \
--data-raw '{
    "description": "Pagamento de teste 3",
    "installments": 1,
    "token": "{{card_token}}",
    "payer": {
        "email": "{{payer_email}}"
    },
    "payment_method_id": "master",
    "transaction_amount": 25,
    "application_fee": 10
}'

Ao finalizar essas etapas, a integração do checkout com o marketplace estarĂĄ concluĂ­da e pronta para processar os pagamentos. Tenha em mente que a solução Split de pagamentos permite a realização de pagamentos com saldo disponĂ­vel entre contas Mercado Pago. NĂŁo sĂŁo permitidas transferĂȘncias de instituiçÔes financeiras externas.

Importante
Em caso de reembolso, o valor devido ao cliente final serå dividido e subtraído da conta do vendedor e da conta do Marketplace, sendo proporcional para as partes envolvidas. Além disso, em modelos 1:1, o Marketplace não poderå realizar o reembolso total se o vendedor não tiver dinheiro na conta. Nesse caso, cabe à conta do Marketplace reembolsar o equivalente à sua parte e decidir se devolverå o restante, que é responsabilidade do vendedor, por outro meio.