Realizar compra teste
Siga as etapas descritas abaixo para simular um fluxo de pagamento completo para CĂłdigo QR.
Criar pedido
- Faça login no site do Mercado Pago com o nome de usuårio e a senha da conta de vendedor teste previamente criados.
- Crie uma nova aplicação de teste para o código QR e obtenha as credenciais de produção (Access Token) do usuårio de vendedor de teste.
- Utilize as credenciais de produção do usuĂĄrio vendedor de teste para criar uma loja e caixa conforme instruçÔes disponĂveis nas respectivas documentaçÔes. AlĂ©m disso, certifique-se de definir o campo
fixed_amount=true
ao criar a caixa. Os links na resposta do objeto QR fornecem as imagens do Código QR da sua caixa. - Ainda com as credenciais do usuårio vendedor de teste, crie um pedido e atribua-o à caixa criada no passo anterior. Este processo também atribui o pedido ao Código QR da caixa. Configure o campo
notification_url
para a URL onde deseja receber notificaçÔes sobre atualizaçÔes de pagamentos, utilizando o tópicomerchant_order
.
Realizar pagamento
- Baixe o aplicativo do Mercado Pago no seu dispositivo mĂłvel, disponĂvel para Android e iOS, instale-o e, em seguida, faça login com as credenciais da conta de usuĂĄrio de teste definida como comprador.
- Utilize seu dispositivo mĂłvel para escanear o CĂłdigo QR gerado anteriormente. O aplicativo exibirĂĄ o valor do pedido e as opçÔes de pagamento disponĂveis.
- Realize o pagamento utilizando cartÔes de teste, que também permitirão testar diferentes fluxos de pagamento.
Casos de validação
Se vocĂȘ desejar, pode testar diferentes casos para validar se o seu sistema estĂĄ integrado corretamente com o Mercado Pago. Estes cenĂĄrios simulam situaçÔes que podem ocorrer ao realizar um pagamento.
A seguir, vocĂȘ pode ver estes casos em detalhes, o resultado esperado no sistema para cada situação, e uma sĂ©rie de observaçÔes que indicarĂŁo o que fazer em cada caso.
Caso | Resultado esperado | ObservaçÔes |
Escaneamento correto do QR. O usuĂĄrio escaneia um CĂłdigo QR vĂĄlido, ou seja, um QR que foi previamente associado a um pedido. | O aplicativo exibe a tela de pagamento com o valor atribuĂdo. | Verifique se o valor exibido na tela de pagamento corresponde ao valor atribuĂdo durante a criação da ordem. Caso nĂŁo corresponda, verifique se a ordem foi corretamente atribuĂda Ă caixa correta. |
Pagamento aprovado. O usuĂĄrio realiza um pagamento e ele Ă© aprovado. | O sistema do PDV (Ponto de Venda) recebe as informaçÔes de um pagamento aprovado. | Verifique se vocĂȘ recebeu as notificaçÔes com o tĂłpico merchant_order e verifique se o status delas estĂĄ como closed . |
Cancelar pedido. O usuĂĄrio muda de ideia e decide pagar em dinheiro, por exemplo. | Elimine o pedido da caixa. | Escaneie o QR e verifique se a tela de espera Ă© exibida. Isso confirmarĂĄ que o pedido foi removido corretamente. |
Escaneamento prĂ©vio Ă criação do pedido. O cliente escaneia um cĂłdigo QR vĂĄlido antes de atribuir-lhe o pedido. | O aplicativo mostra a tela de espera. | Verifique se vocĂȘ configurou o campo fixed_amount=true ao criar a caixa. |
Pagamento recusado. O usuĂĄrio realiza um pagamento e ele Ă© recusado. | O sistema de Ponto de Venda recebe as informaçÔes de um pagamento recusado e continua esperando que o pedido seja pago. | Verifique se vocĂȘ recebeu as notificaçÔes com o tĂłpico merchant_order e confirme se o status dessas notificaçÔes estĂĄ como opened . Aguarde a segunda tentativa de pagamento. |
Segunda tentativa de pagamento. O pagamento realizado pelo usuårio é rejeitado e, sem a necessidade de escanear novamente o QR, uma segunda tentativa é feita e é aprovada. | O sistema do Ponto de Venda recebe as informaçÔes de um pagamento rejeitado e, em seguida, de um pagamento aprovado. | Não elimine o pedido após um pagamento recusado e garanta que seu Ponto de Venda não encerre a transação na caixa. |
Verificar notificaçÔes
Após a realização do pagamento com o usuårio de teste, verifique o recebimento das notificaçÔes com o tópico merchant_order
sobre os estados do pedido em seu sistema.
Para verificar se elas foram processadas corretamente, faça uma requisição GET para o endpoint /merchant_orders com o ID da merchant order recibida na notificação. Isso permitirå validar o estado de cada uma:
- Se o estado retornado for
closed
, o pedido foi pago com sucesso. - Se o estado retornado for
opened
, o pedido ainda não foi pago. Aguarde até que o pagamento seja feito e aprovado.