Processar pagamentos
Para começar a processar seus pagamentos com o ponto de venda (PDV), siga estas etapas:
Obter lista de dispositivos disponĂveis
Antes de criar uma intenção de pagamento, vocĂȘ deve obter os dispositivos Point associados Ă sua conta. VocĂȘ pode fazeĂȘ-lo atravĂ©s da seguinte chamada:
curl
curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices?offset=0&limit=50' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN'
VocĂȘ receberĂĄ uma resposta como esta:
json
{
"devices": [
{
"id": "PAX_A910__SMARTPOS1234345545",
"pos_id": 47792476,
"store_id": "47792478",
"external_pos_id": "SUC0101POS",
"operating_mode": "PDV"
},
{
"id": "GERTEC_MP35P__5749748758974567",
"pos_id": 47792476,
"store_id": "47792474",
"external_pos_id": "SUC0102POS",
"operating_mode": "STANDALONE"
},
{
"id": "GERTEC_MP35P__5743245346764567",
"operating_mode": "PDV",
"pos_id": 47792476,
"store_id": "47792471",
"external_pos_id": "SUC0103POS",
},
{
"id": "PAX_A910__SMARTPOS849233453",
"pos_id": 47792476,
"store_id": "47792479",
"external_pos_id": "SUC0104POS",
"operating_mode": "STANDALONE"
}
],
"paging": {
"total": 4,
"limit": 50,
"offset": 0
}
}
Criar intenção de pagamento
Uma intenção de pagamento é uma chamada que contém os detalhes da transação a ser realizada, e que deve ser criada para inciar um pagamento. Esta é uma tentativa que, se bem-sucedida, retornarå um id
do pagamento e seu status
.
VocĂȘ pode criar uma intenção de pagamento e atribuĂ-la ao seu dispositivo Point desta forma:
curl
curl --location --request POST 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices/{deviceid}/payment-intents' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \
--data-raw '{
"amount": 1500,
"description": âthis is an exampleâ,
"payment": {
"installments": 1,
"type": âcredit_cardâ
},
"additional_info": {
"external_reference": "4561ads-das4das4-das4754-das456",
"print_on_terminal": true
}
}'
Campo | Descrição |
amount | Valor total da intenção de pagamento. Importante: este campo nĂŁo admite vĂrgulas decimais, entĂŁo se deseja gerar uma intenção de pagamento deve-se considerar as duas casas decimais do valor em seu total. Por exemplo: para gerar o valor da ordem de pagamento "15,00" vocĂȘ deve inserir "1500". |
description | Descrição da intenção de pagamento. |
payment.type | Tipo de método de pagamento. |
payment.installments | Valor das parcelas de pagamento. O valor mĂnimo de cada parcela deverĂĄ ser 5,00 (500). No caso de dispositivos Smart, se o valor for inferior ao mĂnimo aceito, o pagamento serĂĄ processado de uma sĂł vez, sem considerar as parcelas estabelecidas. |
payment.installments_cost | Custo das parcelas de pagamento. Este campo determina quem assume o custo e os valores aceitos sĂŁo seller e buyer |
external_reference | Campo de uso exclusivo do integrador para incluir referĂȘncias de seu sistema. |
print_on_terminal | Campo que determina se o dispositivo imprime o comprovante de pagamento. |
Em resposta, vocĂȘ receberĂĄ algo semelhante a isso:
json
{
"id":"7d8c70b6-2ac8-4c57-a441-c319088ca3ca",
"device_id":"GERTEC_MP35P__8701016695109435",
"amount":1500,
"description":"this is an example",
"payment":{
"type":"credit_card",
"installments":1,
"installments_cost":"seller"
},
"additional_info":{
"external_reference":"4561ads-das4das4-das4754-das456",
"print_on_terminal":true
}
}
Tenha em mente que as intençÔes de pagamento sĂŁo a base para o processamento de pagamentos com dispositivos Point. Por esse motivo, Ă© importante que vocĂȘ registre e salve os dados obtidos durante sua criação, especialmente o id
.
Processar intenção de pagamento
Uma vez que a intenção de pagamento Ă© criada, vocĂȘ pode obtĂȘ-la de seu dispositivo Point pressionando a tecla para iniciar o pagamento (no caso de Point Plus e Point Pro 2 o botĂŁo verde e, no caso de Point Smart, o botĂŁo digital âCobrarâ) e continuar com as etapas mostradas em tela para concluir o pagamento.
Verificar status da intenção de pagamento
Se vocĂȘ deseja saber o status de uma intenção de pagamento especĂfica, vocĂȘ pode verificar o status atual da sua intenção de pagamento usando o id
que vocĂȘ recebeu na resposta ao criĂĄ-la.
Lembre-se que o id
e status da intenção de pagamento (por exemplo, 7f25f9aa-eea6-4f9c-bf16-a341f71ba2f1) são diferentes do id
e status do pagamento (por exemplo, 65412345). Neste caso, trata-se de consultar os detalhes de uma tentativa. VocĂȘ pode consultar todas as informaçÔes correspondentes ao pagamento na seção API de pagamento de ReferĂȘncia da API.
curl
curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/payment-intents/{paymentintentid}' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN'
A resposta serĂĄ semelhante a isso:
json
{
"state":"FINISHED",
"id":"f8f50814-a8c5-4524-95b6-672958523121",
"device_id":"GERTEC_MP35P__8701016695109435",
"description":"this is an example",
"amount":1500,
"payment":{
"type":"credit_card",
"installments":1
},
"additional_info":{
"external_reference":"4561ads-das4das4-das4754-das456",
"print_on_terminal":true
}
}
VocĂȘ pode verificar os possĂveis estados de uma intenção de pagamento acessando nosso GlossĂĄrio.
Cancelar uma intenção de pagamento
Se desejar, vocĂȘ pode cancelar uma intenção de pagamento atribuĂda a um dispositivo Point de acordo com o status da intenção de pagamento. Veja mais informaçÔes abaixo.
Status: open
Se o estado da intenção for open
e ainda nĂŁo tiver sido enviada para o terminal, vocĂȘ pode cancelĂĄ-la via API fazendo a seguinte chamada:
curl
curl --location --request DELETE 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices/{deviceid}/payment-intents/{paymentintentid}' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \
VocĂȘ receberĂĄ esta resposta:
json
{
"id": "7d8c70b6-2ac8-4c57-a441-c319088ca3ca"
}
Status: on_terminal
Se, por outro lado, o estado da intenção de pagamento for on_terminal
, vocĂȘ deverĂĄ cancelĂĄ-la diretamente no dispositivo Point. Para isso, siga as indicaçÔes abaixo.
- Point Smart: no dispositivo, mantenha pressionado o botão inferior direito durante alguns segundos e, ao aparecer a mensagem indicando se deseja sair da tela sem finalizar a cobrança, clique em sim.
- Point Pro 2: no dispositivo, mantenha pressionado o botão vermelho por alguns segundos e, ao aparecer a mensagem indicando se deseja sair da tela sem finalizar a cobrança, clique em sim.