Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Recursos

Confira as atualizaçÔes das nossas soluçÔes e do funcionamento do sistema ou peça suporte técnico.

Parcerias

Conheça nosso programa para agĂȘncias ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratĂĄ-los.

Comunidade

Fique por dentro das Ășltimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

Processar pagamentos - Integrar via API para Ponto de Venda - Mercado Pago Developers

Busca inteligente powered by OpenAI 

Processar pagamentos

Para começar a processar seus pagamentos com o ponto de venda (PDV), siga estas etapas:

Obter lista de dispositivos disponĂ­veis

Antes de criar uma intenção de pagamento, vocĂȘ deve obter os dispositivos Point associados Ă  sua conta. VocĂȘ pode fazeĂȘ-lo atravĂ©s da seguinte chamada:

curl

curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices?offset=0&limit=50' \ 
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' 

VocĂȘ receberĂĄ uma resposta como esta:

json

{
    "devices": [
        {
            "id": "PAX_A910__SMARTPOS1234345545",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792478",
            "external_pos_id": "SUC0101POS",
            "operating_mode": "PDV"
        },
        {
            "id": "GERTEC_MP35P__5749748758974567",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792474",
            "external_pos_id": "SUC0102POS",
            "operating_mode": "STANDALONE"
        },
        {
            "id": "GERTEC_MP35P__5743245346764567",
            "operating_mode": "PDV",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792471",
            "external_pos_id": "SUC0103POS",
        },
        {
            "id": "PAX_A910__SMARTPOS849233453",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792479",
            "external_pos_id": "SUC0104POS",
            "operating_mode": "STANDALONE"
        }
    ],
    "paging": {
        "total": 4,
        "limit": 50,
        "offset": 0
    }
}

Criar intenção de pagamento

Uma intenção de pagamento é uma chamada que contém os detalhes da transação a ser realizada, e que deve ser criada para inciar um pagamento. Esta é uma tentativa que, se bem-sucedida, retornarå um id do pagamento e seu status.

VocĂȘ pode criar uma intenção de pagamento e atribuĂ­-la ao seu dispositivo Point desta forma:

curl

curl --location --request POST 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices/{deviceid}/payment-intents' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \
--data-raw '{
    "amount": 1500,
    "description": “this is an example”,
    "payment": {
      "installments": 1,
      "type": “credit_card”
     },
    "additional_info": {
        "external_reference": "4561ads-das4das4-das4754-das456",
        "print_on_terminal": true
    }
}'
CampoDescrição
amountValor total da intenção de pagamento.
Importante: este campo nĂŁo admite vĂ­rgulas decimais, entĂŁo se deseja gerar uma intenção de pagamento deve-se considerar as duas casas decimais do valor em seu total. Por exemplo: para gerar o valor da ordem de pagamento "15,00" vocĂȘ deve inserir "1500".
descriptionDescrição da intenção de pagamento.
payment.typeTipo de método de pagamento.
payment.installmentsValor das parcelas de pagamento. O valor mĂ­nimo de cada parcela deverĂĄ ser 5,00 (500).
No caso de dispositivos Smart, se o valor for inferior ao mĂ­nimo aceito, o pagamento serĂĄ processado de uma sĂł vez, sem considerar as parcelas estabelecidas.
payment.installments_costCusto das parcelas de pagamento. Este campo determina quem assume o custo e os valores aceitos sĂŁo seller e buyer
external_referenceCampo de uso exclusivo do integrador para incluir referĂȘncias de seu sistema.
print_on_terminalCampo que determina se o dispositivo imprime o comprovante de pagamento.

Em resposta, vocĂȘ receberĂĄ algo semelhante a isso:

json

{
  "id":"7d8c70b6-2ac8-4c57-a441-c319088ca3ca",
  "device_id":"GERTEC_MP35P__8701016695109435",
  "amount":1500,
  "description":"this is an example",
  "payment":{
     "type":"credit_card",
     "installments":1,
     "installments_cost":"seller"
  },
  "additional_info":{
     "external_reference":"4561ads-das4das4-das4754-das456",
     "print_on_terminal":true
  }
}

Tenha em mente que as intençÔes de pagamento sĂŁo a base para o processamento de pagamentos com dispositivos Point. Por esse motivo, Ă© importante que vocĂȘ registre e salve os dados obtidos durante sua criação, especialmente o id.

Processar intenção de pagamento

Uma vez que a intenção de pagamento Ă© criada, vocĂȘ pode obtĂȘ-la de seu dispositivo Point pressionando a tecla para iniciar o pagamento (no caso de Point Plus e Point Pro 2 o botĂŁo verde e, no caso de Point Smart, o botĂŁo digital “Cobrar”) e continuar com as etapas mostradas em tela para concluir o pagamento.

Importante
Recomendamos avaliar a qualidade de sua integração para verificar se vocĂȘ estĂĄ cumprindo os padrĂ”es de qualidade e segurança do Mercado Pago que podem melhorar sua taxa de aprovação de pagamentos.

Verificar status da intenção de pagamento

Se vocĂȘ deseja saber o status de uma intenção de pagamento especĂ­fica, vocĂȘ pode verificar o status atual da sua intenção de pagamento usando o id que vocĂȘ recebeu na resposta ao criĂĄ-la.

Atenção
Tenha em mente que sĂł Ă© possĂ­vel verificar o status de uma intenção de pagamento que tenha sido criada hĂĄ, no mĂĄximo, 3 meses. Certifique-se de usar o identificador (id) correspondente Ă  tentativa de pagamento que esteja dentro deste perĂ­odo. Se precisar de informaçÔes sobre intençÔes de pagamento mais antigas, recomendamos que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente para obter assistĂȘncia adicional.

Lembre-se que o id e status da intenção de pagamento (por exemplo, 7f25f9aa-eea6-4f9c-bf16-a341f71ba2f1) sĂŁo diferentes do id e status do pagamento (por exemplo, 65412345). Neste caso, trata-se de consultar os detalhes de uma tentativa. VocĂȘ pode consultar todas as informaçÔes correspondentes ao pagamento na seção API de pagamento de ReferĂȘncia da API.

Importante
O principal mecanismo recomendado para saber o resultado de uma intenção de pagamento é a assinatura de notificaçÔes de integraçÔes . Aconselhamos usar o endpoint aqui presente apenas como um mecanismo alternativo.

curl

curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/payment-intents/{paymentintentid}' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN'

A resposta serĂĄ semelhante a isso:

json

{
  "state":"FINISHED",
  "id":"f8f50814-a8c5-4524-95b6-672958523121",
  "device_id":"GERTEC_MP35P__8701016695109435",
  "description":"this is an example",
  "amount":1500,
  "payment":{
     "type":"credit_card",
     "installments":1
  },
  "additional_info":{
     "external_reference":"4561ads-das4das4-das4754-das456",
     "print_on_terminal":true
  }
}
Importante
O confirmation_required Ă© um status final e nĂŁo mudarĂĄ depois de recebido. No caso de vocĂȘ obtĂȘ-lo como uma resposta da intenção de pagamento, deverĂĄ confirmar em seu dispositivo qual Ă© o status de pagamento que corresponde ao payment_id recebido na resposta. NĂŁo entregue seu produto ou serviço atĂ© que vocĂȘ o verifique.

VocĂȘ pode verificar os possĂ­veis estados de uma intenção de pagamento acessando nosso GlossĂĄrio.

Cancelar uma intenção de pagamento

Se desejar, vocĂȘ pode cancelar uma intenção de pagamento atribuĂ­da a um dispositivo Point de acordo com o status da intenção de pagamento. Veja mais informaçÔes abaixo.

Status: open

Se o estado da intenção for open e ainda nĂŁo tiver sido enviada para o terminal, vocĂȘ pode cancelĂĄ-la via API fazendo a seguinte chamada:

curl

curl --location --request DELETE 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices/{deviceid}/payment-intents/{paymentintentid}' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \

VocĂȘ receberĂĄ esta resposta:

json

{
 "id": "7d8c70b6-2ac8-4c57-a441-c319088ca3ca"
}

Status: on_terminal

Se, por outro lado, o estado da intenção de pagamento for on_terminal, vocĂȘ deverĂĄ cancelĂĄ-la diretamente no dispositivo Point. Para isso, siga as indicaçÔes abaixo.

  • Point Smart: no dispositivo, mantenha pressionado o botĂŁo inferior direito durante alguns segundos e, ao aparecer a mensagem indicando se deseja sair da tela sem finalizar a cobrança, clique em sim.
  • Point Pro 2: no dispositivo, mantenha pressionado o botĂŁo vermelho por alguns segundos e, ao aparecer a mensagem indicando se deseja sair da tela sem finalizar a cobrança, clique em sim.