Configurar notificaçÔes
Se vocĂȘ desejar, pode receber notificaçÔes de Webhooks. Elas sĂŁo enviadas da nossa API de IntegraçÔes para o seu sistema receptor por meio de uma chamada HTTP POST
, e alertam sobre todas as mudanças relacionadas aos estados das intençÔes de pagamento.
Para integrĂĄ-las, siga as instruçÔes na documentação sobre notificaçÔes de Webhook. VocĂȘ precisarĂĄ ativar os eventos de IntegraçÔes Point para receber essas atualizaçÔes.
Exemplos de status de notificação
Depois de implementar as notificaçÔes e fazer os ajustes necessårios, elas terão o seguinte formato:
Status Finished
Status final de uma intenção de pagamento quando a transação termina.
json
{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"payment": {
"id": 123456789,
"state": "approved",
"type": "credit_card"
},
"state": "FINISHED",
"additional_info": {
"external_reference": "information"
}
}
Status Confirmation_required
Ocorre quando a intenção de pagamento concluiu sem receber um status de pagamento. Uma vez obtido, esse status nĂŁo mudarĂĄ. Ao recebĂȘ-lo, vocĂȘ deve confirmar em seu dispositivo qual Ă© o status do pagamento, usando o payment_id
recebido na resposta, antes de entregar seu produto ou serviço.
json
{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"payment": {
"id": 123456789,
"state": "",
"type": ""
},
"state": "CONFIRMATION_REQUIRED",
"additional_info": {
"external_reference": "information"
}
}
Status Canceled
Status final de uma intenção de pagamento quando ela é cancelada.
json
{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"state": "CANCELED",
"additional_info": {
"external_reference": "information"
}
}
Status Error
Status final de uma intenção de pagamento quando ocorre um erro de transação.
json
{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"state": "ERROR",
"additional_info": {
"external_reference": "information"
}
}
NotificaçÔes dos meus dispositivos point
VocĂȘ pode receber notificaçÔes sobre eventos gerados por cada um de seus dispositivos point, desta forma vocĂȘ conseguirĂĄ ter controle e monitoramento de seus dispositivos. Essas notificaçÔes podem ser causadas por:
- Terminal reinicia.
- Logouts.
- Mudança no modo de operação de PDV para STANDALONE ou vice-versa.
As notificaçÔes chegarão ao seu e-mail cadastrado no MercadoPago. Caso não encontre verifique sua pasta de SPAM.
VocĂȘ pode ver um exemplo dessas notificaçÔes abaixo:
Ativar notificaçÔes
Para ativar as notificaçÔes Ă© necessĂĄrio habilitar o canal de e-mail do integrador. Para faze-lo, vocĂȘ pode usar o seguinte comando:
curl
curl --location --request PATCH 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/integrator' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
"event_channel_devices": [
"email"
]
}'
Verifique os canais ativados
Uma vez configurado o canal de notificação, vocĂȘ pode verificar seu status executando o seguinte comando:
curl
curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/integrator' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN'
A resposta serĂĄ semelhante a isso:
json
{
"id": 1234567890,
"created_at": "0001-01-01T00:00:00Z",
"updated_at": "0002-02-02T00:00:00Z",
"notification_url_enabled": true,
"event_channel_devices": [
"email"
]
}