Otimize sua experiĂȘncia de checkout
Nesta seção vocĂȘ encontra todas as informaçÔes necessĂĄrias para otimizar a experiĂȘncia de compra no checkout utilizando seus componentes. Isso permitirĂĄ uma navegação simples, fluida e objetiva, contribuindo ainda mais para a conversĂŁo de vendas.
Melhore a escaneabilidade
A escaneabilidade ajuda a navegar visualmente na tela e entender as diferentes seçÔes e instĂąncias dela. HĂĄ elementos que vocĂȘ pode adicionar para facilitar a escaneabilidade e fornecer contexto para o usuĂĄrio:
TĂtulos, subtĂtulos e textos explicativos
Mantenha os dados agrupados por tema e forneça contexto ao usuĂĄrio sobre as etapas a serem seguidas para concluir sua transação. Isso ajudarĂĄ na escaneabilidade e farĂĄ com que o usuĂĄrio se sinta mais seguro ao compartilhar suas informaçÔes. Para isso, recomendamos que vocĂȘ use:
- TĂtulos: use-os para agrupar tematicamente os dados necessĂĄrios e informar o usuĂĄrio sobre a seção em que estĂĄ.
- SubtĂtulos: servem para contextualizar ou explicar qual ação deve ser realizada.
- Textos explicativos: fornece explicaçÔes ou aprofunda informaçÔes, sempre que necessĂĄrio, para evitar dĂșvidas.
Progress indicator
Trata-se de uma barra de progresso que indica ao usuĂĄrio em qual etapa ele estĂĄ. Ă possĂvel segmentĂĄ-la em partes iguais, indicando cada etapa do checkout. Dessa maneira, seu usuĂĄrio poderĂĄ acompanhar em qual passo estĂĄ e quanto falta para concluir o processo de pagamento.
Bullets e highlights
Os bullets são uma lista com diferentes elementos. Use bullets para criar listas que facilitem a leitura da informação. Uma lista causa menos esforço cognitivo do que um parågrafo de texto.
Os highlights sĂŁo textos sublinhados ou destacados. Use highlights para destacar palavras-chave ou frases importantes que agreguem valor, fazendo com que seja mais fĂĄcil de escanear a pĂĄgina.
Facilite o preenchimento de dados
Recomendamos o uso de formulĂĄrios para coletar os dados de usuĂĄrio. Os formulĂĄrios sĂŁo conjuntos de inputs, relacionados entre si e com um objetivo comum, como aqueles em que sĂŁo solicitados dados pessoais.
Os inputs, por sua vez, são campos onde as informaçÔes exigidas devem ser preenchidas ou editadas. Eles devem seguir uma ordem lógica dentro do formulårio, sendo necessårio diferenciar os campos obrigatórios dos opcionais. Além disso, devem ter um tamanho que permita que o usuårio enxergue a informação que preencheu e possa reviså-la e editå-la facilmente.
Para facilitar o preenchimento dos dados e evitar que o usuårio não conclua a ação:
- Use poucos inputs por formulĂĄrio, sĂł os indispensĂĄveis.
- Elimine qualquer pedido de informação que não seja essencial para o processo de compra.
- Evite redundĂąncia e solicite cada dado apenas uma vez.
Ofereça contexto
Labels e placeholders
As labels sĂŁo os nomes de cada input e indicam qual dado deve ser inserido. Elas devem estar sempre visĂveis para que o usuĂĄrio possa escanear o texto e preencher o formulĂĄrio mais rapidamente, jĂĄ que elas servem para orientar e evitam que o usuĂĄrio precise ficar se lembrando do que precisa preencher.
Os placeholders são os textos que aparecem dentro de cada input que exemplificam o dado que o usuårio deve inserir. Aproveite esse espaço para incluir exemplos de formato ou de acionåveis.
Ă importante saber que o placeholder desaparece quando o usuĂĄrio coloca o cursor do mouse no input ou preenche o dado exigido. Leve esse recurso em consideração e evite usĂĄ-lo como Ășnica referĂȘncia para sua entrada, assim, o usuĂĄrio nĂŁo precisa se esforçar para lembrar qual dado deve preencher em cada input ou apagar o dado inserido caso queira confirmĂĄ-lo.
Tanto as labels quanto os placeholders devem ser curtos, diretos e claros para evitar que o usuĂĄrio cometa erros.
Helpers e tooltips
Os helpers sĂŁo textos que vĂŁo embaixo dos inputs e fornecem mais informaçÔes sobre o dado e por que ele estĂĄ sendo pedido. Use-os para justificar a solicitação de dados sensĂveis ou dar informaçÔes relevantes sobre o campo em questĂŁo.
As tooltips são notificaçÔes que oferecem informaçÔes adicionais quando apenas o helper não é suficiente. Use-as para incluir definiçÔes, informaçÔes complementares ou acionåveis através de links.
Mensagens de sucesso e erro
As mensagens de sucesso ou erro validam as informaçÔes inseridas nos inputs. Para dar mais ĂȘnfase, Ă© possĂvel destacar as mensagens de sucesso com a cor verde e as de erro, com a cor vermelha.
Inclua mensagens de sucesso caso seja necessĂĄrio dar uma confirmação ou se o dado inserido agregar valor (por exemplo: frete grĂĄtis ou desconto). No caso de erro, Ă© importante esclarecer qual foi o problema e indicar a solução para o usuĂĄrio, para que a pessoa nĂŁo repita o erro e acabe se frustrando. Se o input vier acompanhado de um helper, este deve ser substituĂdo por uma mensagem de erro.
Adicione acionĂĄveis claros
Os Call to action (CTAs) sĂŁo chamadas para o usuĂĄrio realizar uma determinada ação. Eles permitem que as açÔes principais e secundĂĄrias de uma tela sejam realizadas por meio de alguma ação prĂ© definida. Essas chamadas podem ser aplicadas com diferentes estilos, como botĂ”es, Ăcones ou links, com diferentes hierarquias e em diferentes locais, como cartĂ”es e dicas, entre outros.
Confira algumas dicas:
- Adote cores contrastantes para que os CTAs tenham destaque e se diferenciem do fundo da tela.
- Procure redigi-los de forma clara e direta para dar contexto.
- Use botÔes para as açÔes principais e escreva-os no infinitivo.
- Inclua links para açÔes secundĂĄrias que agreguem contexto e procure usar textos auto-explicativos, que façam referĂȘncia para onde o usuĂĄrio serĂĄ redirecionado ao clicar ali.
Destaque as opçÔes
Em um checkout, o usuĂĄrio deve escolher entre diferentes opçÔes ao longo do processo de pagamento, como tipo de entrega, formas de pagamento, nĂșmero de parcelas, entre outras. Nesse processo, a conversĂŁo pode variar de acordo com diferentes fatores e o contexto de cada um.
Por isso, ofereça opçÔes que incluam as diferentes variĂĄveis possĂveis e organize-as de forma decrescente, levando em consideração aquelas que sĂŁo mais usadas ou vantajosas para seus clientes. No entanto, recomendamos oferecer apenas os mais comuns, caso contrĂĄrio, isso pode tornar o processo de escolha confuso e poluĂdo.
- Use radio buttons quando houver poucas opçÔes e vocĂȘ sĂł puder escolher uma delas.
- Ofereça dropdowns quando houver vĂĄrias opçÔes e vocĂȘ nĂŁo quiser ocupar tanto espaço na tela.
- Use cards quando se trata de opçÔes visuais, entre outras.
AlĂ©m disso, vocĂȘ pode adicionar as propostas de valor mais destacadas em cada opção para ajudar o usuĂĄrio a ter mais informaçÔes para tomar uma decisĂŁo.
Pule os passos desnecessĂĄrios
Evite pedir dados repetidos ou que nĂŁo sejam necessĂĄrios para concluir a compra. Para isso, aproveite as etapas em que os dados obrigatĂłrios sĂŁo exigidos para conseguir mais informaçÔes que serĂŁo necessĂĄrias posteriormente. Por exemplo, use as informaçÔes pessoais e de envio para pegar os dados de faturamento. Assim, vocĂȘ evita incluir um formulĂĄrio extra, o que atrasaria o processo de pagamento.
VocĂȘ tambĂ©m pode usar checkboxes o caixas de seleção que deduzem informaçÔes de etapas anteriores ou exibem um formulĂĄrio caso o usuĂĄrio queira carregar informaçÔes diferentes.
DĂȘ visibilidade ao processo
Adicione um componente de resumo fixo ou um acesso direto ao carrinho de compras, mostrando o preço total a pagar de acordo com as açÔes que os usuårios forem executando.
Apesar da maioria dos usuĂĄrios revisarem a compra no passo final, eles se sentem mais seguros quando podem controlar as etapas pelas quais passam durante todo o processo.
Além disso, antes da conclusão da compra, permita que os usuårios possam revisar todo o processo e o preço final. Para isso, inclua uma pågina de confirmação ou revisão, antes de o usuårio concluir o pagamento. à importante dar a possibilidade de o usuårio editar qualquer dado ali mesmo, sem precisar voltar às etapas anteriores.