Como gerenciar disputas de contestação?
Uma disputa ocorre quando vocĂȘ deseja argumentar o pedido de contestação com informaçÔes e documentos que validam a transação e garantem que o produto foi entregue em conformidade.
Abaixo vocĂȘ encontra as informaçÔes necessĂĄrias para o gerenciamento das disputas das contestaçÔes feitas.
-
Configure as notificaçÔes Webhooks ou IPN no painel e ative a opção Chargebacks.
-
Consulte todas as informaçÔes de uma contestação com o método Obter estorno
- Identifique se a contestação Ă© elegĂvel a cobertura e se Ă© necessĂĄrio apresentar alguma documentação, atravĂ©s dos campos
coverage_elegible
edocumentation_required
, respectivamente.
- Identifique se a contestação Ă© elegĂvel a cobertura e se Ă© necessĂĄrio apresentar alguma documentação, atravĂ©s dos campos
- Encaminhe os documentos que comprovem que a venda é vålida através do método a seguir
curl
curl -X POST \ -F 'files[]=@/path/to/file/file1.png' \ -F 'files[]=@/path/to/file/file2.pdf' \ -H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \ https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID/documentation
Se a documentação for carregada no site com sucesso, a API responderå com status 200 OK
e manterĂĄ o valor de documentation_status
como pending
. Após a anålise da documentação, este mesmo valor serå alterado para valid
ou not supplied
.
- Aguarde a notificação IPN referente à resolução. Cheque novamente a contestação usando o método Obter estorno. O valor de
coverage_applied
pode ter assumido um dos possĂveis valores:
Valor | Descrição |
true | Indica que a decisĂŁo foi a favor do vendedor e o dinheiro serĂĄ devolvido. |
false | Indica que a decisĂŁo foi contra o vendedor e o dinheiro serĂĄ descontado. |