
Novos status para pagamentos realizados com terminais Point
Os pagamentos realizados por meio de terminais Point contarĂŁo com dois novos status de pagamento: âpendingâ e âcancelledâ. Essa mudança ocorrerĂĄ a partir do dia 05 de maio no Brasil e, em breve, para Argentina e MĂ©xico. O status âpendingâ indicarĂĄ que o pagamento estĂĄ aguardando a confirmação por parte do terminal Point para determinar se foi aprovado ou rejeitado. Se o pagamento for rejeitado, serĂĄ gerado o novo status âcancelledâ, que atĂ© agora se apresentava como ârefundedâ.
Com essas mudanças, o status ârefundedâ ficarĂĄ reservado exclusivamente para os casos em que o vendedor faz a devolução de um pagamento, portanto, ele deve ser mantido dentro da lĂłgica do negĂłcio.
Importante: O status âpending" se manterĂĄ nessa condição atĂ© que o terminal consiga informar o status do pagamento, seja como âapproved" ou "cancelled". Caso o terminal nĂŁo consiga fornecer o status, o pagamento serĂĄ automaticamente considerado como âapprovedâ apĂłs 4 horas.
Qual Ă© o impacto?
Se vocĂȘ utiliza os terminais Point vinculados ao seu Ponto de Venda (PDV) e recebe notificaçÔes sobre as mudanças de status da API de Pagamentos, deve realizar as modificaçÔes necessĂĄrias para incluir esses novos status: âpendingâ e âcancelled". Se nĂŁo atualizar a integração, a lĂłgica do seu negĂłcio serĂĄ afetada, pois a falta de reconhecimento desses status pode resultar em erros e, consequentemente, gerar um impacto negativo nas suas vendas.
Nossa recomendação
Faça as mudanças necessĂĄrias o quanto antes. AlĂ©m disso, recomendamos que vocĂȘ configure as notificaçÔes webhook do tĂłpico âIntegraçÔes Pointâ ao invĂ©s do tĂłpico de Pagamentos. Tenha em mente que o Pagamento Integrado Ă© uma funcionalidade desenvolvida para focar nos pagamentos realizados em PDVs, oferecendo um nĂvel detalhado de informaçÔes sobre o status da integração. Isso reduz o consumo de APIs de propĂłsito genĂ©rico, como Pagamentos, que podem apresentar limitaçÔes quando mudanças ocorrem devido ao seu enfoque em funcionalidades mais gerais que podem nĂŁo garantir a retrocompatibilidade.
Lembre-se de que, se tiver alguma dĂșvida ou precisar de assistĂȘncia, pode entrar em contato com nosso suporte tĂ©cnico.