Checkout: Quais tipos existem e como definir o melhor para o seu site
O checkout Ă© uma das etapas mais importantes no fluxo de pagamento on-line. Ă nela que o comprador finaliza o processo de compra, conferindo os produtos, colocando seus dados pessoais e selecionando o meio de pagamento que vai utilizar para concluir a sua compra.
Por isso, a escolha correta do checkout Ă© fundamental para evitar perda de vendas.
VĂĄrios fatores influenciam na tomada de decisĂŁo de qual checkout utilizar, dentre eles, as necessidades de customização exigidas pelo negĂłcio e os recursos tĂ©cnicos disponĂveis para a integração.
Para te ajudar nesse processo, criamos este artigo com as principais informaçÔes para o momento da sua integração.
Como seu site serĂĄ criado?
Se o seu site estĂĄ em uma plataforma de e-commerce, o processo para disponibilizar um checkout Ă© bem simples.
Existem aplicativos/conectores que podem ser instalados para disponibilizar os checkouts do Mercado Pago na sua loja sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados. O processo de instalação varia de plataforma para plataforma, e todas as informaçÔes podem ser encontradas na documentação. Confira as principais delas:
Por outro lado, se seu site for desenvolvido em uma plataforma prĂłpria, vocĂȘ terĂĄ que fazer o processo de integração completo, que demanda conhecimentos de programação mais avançados. Pensando nisso, Ă© importante escolher um parceiro que ofereça ferramentas que ajudem no processo de desenvolvimento.
O Mercado Pago oferece diversas opçÔes de integração e de funcionalidades para facilitar a construção do seu checkout. Para saber mais, acesse o nosso site.
Quais tipos de checkout existem e como eles funcionam?
Na hora de escolher o checkout para o seu site, Ă© necessĂĄrio entender quais sĂŁo as possibilidades e como cada uma delas funciona, e Ă© o que explicaremos abaixo.
Os checkouts são comumente divididos em dois grupos: os checkouts transparentes e o checkout Mercado Pago (redirect). A principal diferença entre eles estå em seu funcionamento.
Checkouts Transparentes
No checkout transparente, o comprador não tem que sair do site, todo o fluxo é feito dentro de um mesmo ambiente. Além dessa vantagem, ele aceita os meios de pagamento mais utilizados pelos clientes, como cartÔes de crédito, débito e Pix.
O checkout transparente tem como vantagem oferecer ao integrador total liberdade de criação da interface de pagamento. O integrador cria o frontend com todas as caracterĂsticas e elementos que remetem Ă sua marca, coletando os dados necessĂĄrios para processar o pagamento via backend com uma integração com as APIs do Mercado Pago.
Por envolver desenvolvimento frontend e backend este tipo de integração, ela é considerada mais complexa e, muitas vezes, demanda não somente conhecimentos de programação, como também de design. A criação de telas de pagamento otimizadas e intuitivas é um grande desafio e impacta diretamente na conversão de vendas da sua loja. Por isso, é importante utilizar recursos que facilitem o processo de desenvolvimento, como componentes visuais.
Os Checkout Bricks sĂŁo os componentes visuais do Mercado Pago. Eles sĂŁo mĂłdulos predefinidos que permitem a criação de um checkout transparente completo. Sua utilização acelera a criação de um checkout transparente otimizado, garantindo boa experiĂȘncia, segurança na coleta dos dados e menor esforço de desenvolvimento.
Checkout do Mercado Pago (redirect)
Por outro lado, o checkout redirect tem como vantagem uma integração simplificada, uma vez que o comprador é direcionado para uma pågina do Mercado Pago para finalizar sua compra, ou seja, todo o frontend fica sob responsabilidade do Mercado Pago.
O Checkout Pro é a opção de checkout redirect oferecida pelo Mercado Pago.
Nele, todos os dados são inseridos diretamente em um ambiente seguro do Mercado Pago, onde o comprador conta com uma infinidade de meios de pagamento extras como saldo em conta, opçÔes de crédito com o Mercado Pago e utilização de seus cartÔes salvos para acelerar o pagamento.
Por ter uma maior quantidade de dados e acontecer dentro do ambiente do Mercado Pago, este checkout possui uma melhor taxa de aprovação e disponibiliza vantagens para os compradores pagarem com funcionalidades do Mercado Pago.
Para ajudar na sua escolha, apresentamos a tabela abaixo com um comparativo do que cada opção oferece e qual se adequa melhor ao modelo do seu negócio.
E, afinal, como fazer minha escolha?
O processo de escolha pode nĂŁo ser simples, assim, trouxemos algumas perguntas que podem ajudar nesse momento.
Vou criar meu site em uma plataforma de e-commerce, qual checkout devo escolher?
VocĂȘ deve consultar a seção de "Plataformas de e-commerce" na nossa documentação, onde encontrarĂĄ um tutorial de como instalar o Checkout Pro ou o Checkout Transparente do Mercado Pago em cada plataforma.
Meus clientes podem ser redirecionados para um ambiente do Mercado Pago?
Sim. Para isso, vocĂȘ pode integrar o Checkout Pro. Ele oferecerĂĄ uma grande variedade de meios de pagamento de forma segura, com pouca complexidade de integração e Ăłtima conversĂŁo de vendas.
Ă possĂvel que meus clientes finalizem todo o processo de pagamento dentro do meu site?
Sim, e a opção que te atende Ă© o Checkout Transparente. Utilize os componentes visuais de Checkout Bricks para agilizar seu processo de integração e garantir uma boa experiĂȘncia de pagamento.
Quero contar com meios de pagamento do Mercado Pago, como saldo em conta e créditos. Qual checkout usar?
O Checkout Pro é a melhor escolha. Mas, para essas opçÔes de meio de pagamento, é necessårio que o comprador tenha iniciado a sessão no Mercado Pago.