Por que o valor das criptomoedas varia tanto?

Criptomoedas

A variação do valor das criptomoedas está relacionada com a quantidade de pessoas que querem vender ou comprar em um determinado momento. No mercado financeiro, isso é chamado de volatilidade. Essa característica é bem comum entre as opções financeiras mais recentes.

No caso da maioria das criptomoedas, o valor pode subir ou descer rapidamente, em questão de horas, minutos e até segundos.

Se você está entrando agora no mundo cripto, recomendamos que comece por aqui antes de continuar a leitura. Assim, você vai entender melhor o que são e como surgiram as criptomoedas.

 

Meu saldo de criptomoedas é impactado pela volatilidade? 

 

Sim, quando os valores das criptomoedas voláteis sobem ou caem, seu saldo em reais é impactado. 

Por exemplo, se você compra R$ 10,00 em Bitcoin e, 2 minutos depois, o valor da criptomoeda cai, você mantém a mesma quantidade de Bitcoins, mas seu saldo em reais vai diminuir. O inverso acontece, quando o valor sobe, o saldo em reais aumenta.

O Mercado Pago mostra gráficos com a variação dos valores de cada cripto em tempo real. E você pode escolher o período que deseja acompanhar antes de decidir comprar ou vender.

 

Mas todas as criptos são voláteis?

 

Nem todas. Entre as opções voláteis mais comuns estão: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Chainlink, Uniswap e Mercado Coin, a cripto volátil do Mercado Livre. 

Existem também as chamadas stablecoins, que são criptomoedas com valores estáveis. Elas são vinculadas a outros ativos tradicionais, como o dólar norte-americano ou o ouro, por exemplo. 

As mais conhecidas são as que têm valor ligado ao dólar, como o Meli Dólar. Como elas estão vinculadas à moeda, têm cobertura contra possíveis desvalorizações do real, ao mesmo tempo que replicam o valor do dólar. 

 

As informações foram úteis?