Como a devolução da minha venda funciona?

Quando uma pessoa faz uma compra e se arrepende ou não recebe o que esperava, ela pode solicitar a devolução sem custo e obter o reembolso do seu dinheiro, como parte do programa de Compra Garantida do Mercado Livre.

Onde posso ver se querem me devolver um produto?

Quando um comprador faz uma devolução, é possível visualizá-la na aba "Devoluções", seção “Atendimento pós-venda”. Lá, você pode revisar e acompanhar o status do envio.

O que acontece com o dinheiro da venda?

O dinheiro ficará retido na sua conta Mercado Pago e será descontado quando a devolução estiver a caminho.

Em alguns casos, dependendo do comportamento do comprador, o dinheiro será descontado três dias após o recebimento do produto de volta.

Se sua conta Mercado Pago não tiver saldo, uma dívida será gerada e será quitada ao adicionar ou receber dinheiro.

Quanto tempo o comprador tem para devolver um produto?

O comprador pode devolver o produto em até 30 dias após o recebimento, caso seja um produto novo, ou até 10 dias, caso seja um produto usado. Há produtos que não podem ser devolvidos, exceto se houver um problema.

Devo pagar pelo envio da devolução?

As devoluções são grátis para você, exceto se o comprador pedir para devolver o produto porque não estava em perfeitas condições ou não estava de acordo com o combinado.

Se o envio for de sua responsabilidade, vamos descontar o valor da sua conta Mercado Pago quando a devolução estiver a caminho.

As devoluções afetam minha reputação como vendedor?

As devoluções não impactam sua reputação, exceto se você tiver enviado um produto diferente do que o solicitado pelo seu comprador, se o produto não funcionar ou estiver incompleto. Nesses casos, será considerada como uma reclamação.

O que acontece se a devolução não chegar nas condições esperadas?

Nós podemos te ajudar caso o produto devolvido não chegue conforme o esperado ou se você receber outro item no lugar. 

Em 3 dias úteis após o recebimento, ao acessar sua venda, você pode nos avisar que conferiu o produto e reportar o problema. Vamos pedir que você nos conte o que aconteceu e anexe fotos do produto e da embalagem para que possamos entender melhor o problema e solucioná-lo.

Importante: a partir do momento que o produto entra em devolução, você tem até 90 dias para nos avisar que não recebeu esse pacote.

Em quais casos minha devolução não poderá ser coberta?

Há situações nas quais não é possível oferecer cobertura e vamos reembolsar o dinheiro ao comprador.

Não será possível te ajudar se você iniciar uma reclamação por estes motivos:

  • O comprador fez a devolução sem te avisar com antecedência, mas você a recebeu em perfeitas condições.
  • O produto tem os mesmos problemas ou itens em falta já reportados pelo comprador.
  • O produto chegou em perfeitas condições, mas com a caixa ou embalagem original aberta, estava danificado ou sem a embalagem original.

Além disso, não será possível oferecer cobertura se você:

  • Não incluir a documentação adequada na reclamação, como fotos que comprovem o dano no produto, mesmo relacionado a outros itens. 
  • Confirmar o recebimento da devolução e logo em seguida reportar que não a recebeu.
  • Descumprir de qualquer forma nossos Termos e condições. Dependendo do caso, você poderá sofrer sanções como suspensão ou desativação da sua conta. 

As informações foram úteis?