Quais documentos preciso para configurar o emissor de notas fiscais e onde os encontro?
Documentos necessários:
-
Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ). Disponível no site da Receita Federal.
-
Inscrição Estadual. Habilita sua empresa a emitir notas. Solicite no site da Sefaz do seu estado ou consulte o SINTEGRA, caso já tenha.
-
Certificado Digital (CNPJ A1 ou NF-e A1). Obrigatório para assinar notas fiscais digitalmente. Se você ainda não tem, pode comprá-lo com desconto com nossos parceiros.
Dados fiscais necessários, que podem ser obtidos com sua contabilidade:
-
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Trata-se de um tributo que incide sobre itens industrializados, nacionais ou importados.
-
Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). São tributos federais relacionados à Previdência Social.
-
Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN). É a situação tributária do seu negócio, que determina como será feita a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
-
ID e o Código de Segurança do Contribuinte (CSC). Essas informações garantem a autenticidade da emissão das notas fiscais e podem ser obtidas no site da Sefaz do seu estado ou com seu contador.