Como faço para analisar o relatório "Liberações"?
O relatório "Liberações" é uma ferramenta que permite que você tenha controle sobre o saldo disponível na sua conta Mercado Pago e compare, por exemplo, o dinheiro liberado com o dinheiro das vendas que você recebeu.
Ao baixar o relatório, você terá acesso a uma planilha com todas as informações sobre suas movimentações e outros dados, como meio de pagamento, fretes, impostos, etc.
Considere estas 3 características-chave para entender adequadamente seu relatório "Liberações":
Movimentações em ordem cronológica
Nesse relatório, você encontra as informações sobre suas movimentações na ordem em que foram feitas. Primeiro aparecem as movimentações mais antigas e depois as mais recentes, segundo a data e horário da transação.
Informações básicas para fazer a reconciliação
As informações do relatório estão organizadas em colunas e linhas para você identificar facilmente seu balanço inicial, o valor líquido debitado e o valor líquido creditado. Eles te permitem calcular seu saldo e as movimentações feitas durante um período específico.
Cada linha do relatório representa uma transação que você pode identificar com o número de transação que aparece na coluna "ID da operação no Mercado Pago". Assim que você identificar a transação, analise cada coluna para conferir os dados e valores relacionados.
Ao analisar o relatório, o mais importante é saber exatamente que informações você precisa, para encontrá-las com mais facilidade. Consulte quais colunas você pode consultar e personalizar.
Visualização de dinheiro retido
Se algum dos seus clientes iniciar uma reclamação por alguma inconformidade ou problema com o serviço ou produto que você vendeu, seu dinheiro será retido até que a situação seja resolvida.
O dinheiro retido ou bloqueado aparece no campo "Valor líquido debitado", e o dinheiro liberado ou desbloqueado, no campo "Valor líquido creditado". Essas movimentações aparecem na coluna "Descrição" com o prefixo "reserve_" conforme mostrado na imagem.