O que são as criptomoedas?
As criptomoedas são uma espécie de dinheiro virtual, ou seja, têm valor como o real, mas foram desenvolvidas para serem usadas na internet, sem precisar que sejam trocadas por notas.
Elas existem graças a uma tecnologia chamada blockchain, que tem como base a criptografia - daí o seu nome -, e que garante segurança e agilidade nas transações entre usuários.
Características
- São seguras: todas as transações na blockchain são impossíveis de serem hackeadas, já que são protegidas por tecnologia e cálculos matemáticos. Não existem pessoas envolvidas nesse processo.
- São descentralizadas: na maioria dos casos, as criptomoedas não são controladas por nenhum governo ou autoridade financeira, porque as informações não são salvas em um servidor central. Na realidade, elas são protegidas e compartilhadas por todo o mundo, garantindo sua transparência.
- Podem ser voláteis: isso quer dizer que seu preço pode mudar rapidamente, aumentando ou diminuindo significativamente o seu valor. Apesar disso, algumas moedas foram criadas para serem mais estáveis do que outras.
Como elas surgiram?
A tecnologia revolucionária por trás das criptomoedas é conhecida como blockchain. Ela foi desenvolvida durante décadas, graças à evolução da ciência da computação e da matemática. A blockchain funciona com redes descentralizadas de dados criptografados, que são anônimos e conectados entre si - por isso, eles estão protegidos e não podem ser alterados.
A primeira criptomoeda, o Bitcoin, surgiu em 2009, mas, surpreendentemente, ninguém sabe exatamente quem criou. Mas já temos o pseudônimo do responsável: Satoshi Nakamoto. Poderia ser uma pessoa ou um grupo de programadores também.
Desde então, e por todas as possibilidades que oferecem, o Bitcoin e outras criptomoedas, como o Ethereum, alcançaram cifras nunca antes vistas, e cresceram exponencialmente como alternativas virtuais ao dinheiro emitido pelos governos.
Quer entrar no mundo cripto? Compre bitcoin ou outras criptomoedas no Mercado Pago. É fácil, rápido e seguro.