Sistema de reputação do Mercado Livre
Última atualização: 19/12/2023
O sistema de reputação do Mercado Livre reflete a qualidade de atendimento das pessoas que vendem, permitindo diferenciar o comportamento de cada uma delas dentro da plataforma.
Ele se baseia em dados relacionados à atividade dos vendedores no site e está sujeito às regras deste Anexo.
Como a reputação é calculada
A reputação é atualizada automaticamente e se baseia em parâmetros objetivos, ou seja, o Mercado Livre não interfere em seu processo de formação. Para calculá-la, são considerados alguns dados objetivos como número de reclamações iniciadas pelos compradores, atraso para despachar os produtos às agências conveniadas quando os vendedores utilizam o Mercado Envios, número de reservas de datas e vendas concluídas, além de cancelamento de pedidos. Para mais detalhes sobre o cálculo da reputação, pode visitar nossa Ajuda.
Termômetro
A reputação é refletida em um termômetro, desde que você tenha vendas suficientes para fazer o cálculo.
De acordo com sua reputação, uma cor será designada, que dependerá de:
- Qualidade do serviço: terá melhor reputação quem tenha menor porcentagem de reclamações e cancelamentos em suas vendas e maior quantidade de entregas a tempo ao usar o Mercado Envios.
- Quantidade de vendas: volume transacional e maior quantidade de operações concretadas com sucesso no período usado para calcular a reputação.
Os parâmetros objetivos mencionados podem refletir não só a qualidade do atendimento geral oferecido pelos vendedores no Mercado Livre, mas também o desempenho específico dos vendedores com relação a cada produto anunciado.
Os vendedores com reputação verde claro são classificados como vendedores de reputação inferior a verde escuro, que estão participando de um programa de proteção desenhado pelo Mercado Livre para ajudá-los a oferecer uma melhor experiência de compra no marketplace, de forma tal que o seu bom desempenho eles consigam alcançar a reputação verde escuro no menor prazo possível.